Bom, poder, você até pode comprar um imóvel que esteja com a documentação irregular, mas você não deve fazer isso e hoje eu vou explicar o por quê:
Você já deve ter ouvido uma frase muito comum: quem não registra não é dono. Sim, ela é verdade e tem inclusive um fundamento na lei.
Quando você compra um imóvel, você precisa ir ao cartório de registro de imóveis para registrar a escritura pública de compra e venda ou o contrato de financiamento bancário, para, depois disso, ser considerado proprietário de verdade.
Mas para que isso aconteça, o imóvel precisa estar com a documentação toda em dia!
Assim, quando um imóvel está com a documentação irregular, será impossível fazer o registro em seu nome e, muitas vezes, nem mesmo a escritura pública de compra e venda poderá ser lavrada. Contrato de financiamento bancário? Também não tem jeito.
Normalmente, esses imóveis sem documentação são negociados apenas através de contratos particulares, e nunca chegam a ser registrados em nome do adquirente, o que pode trazer muitos riscos graves para quem está comprando.
São várias as irregularidades que podem estar presentes em uma documentação de um imóvel, algumas, até bem simples de serem resolvidas. Por isso, atenção, se você estiver negociando um imóvel que não possua a documentação em dia, consulte antes um especialista para lhe orientar e verificar o que pode ser feito, pois assim, você vai saber até onde pode ir sem arriscar o seu investimento!